quinta-feira, 18 de março de 2010

COMO MESTRAR SÓ NO IMPROVISO ?

Como mestrar só no improviso? Nada fácil. Nada fácil mesmo.

Pra começar, isso é tarefa a altura somente dos melhores mestres de RPG, e de mentes MUITO criativas.
Você precisa criar uma estória muito simples, e encaixar os personagens dentro. Depois, precisa dar uma variedade quase infinita de escolhas para os Jogadores a cada turno. Afinal, se der poucas escolhas, sua mente vai começar a elaborar um roteiro. ISSO NUNCA DEVE OCORRER. Você não deve pensar no roteiro, se estiver improvisando. Cada escolha que os Jogadores fizerem deve ser uma surpresa para o Mestre. Isso exige, além de um bom Mestre com disciplina mental boa, Jogadores que sejam criativos e muito imaginativos.
Essa tarefa na verdade não é tanto para criar uma aventura de RPG boa, mas sim um exercício de criatividade para Mestre e Jogadores. Para que? Experimente jogar cinco aventuras de uma tarde só assim, e acredite, você vai notar que sua criatividade aumento MUITO. Eu sei que eu fiz isso muito quando estava começando a mestrar. Hoje, mestrar improvisando é algo que faço a sério, e não como exercício. E minhas aventuras ficam incríveis, sem querer me gabar.
Quando você treina o improviso sem necessidade, quando a necessidade surgir, você terá como improvisar e fazer direito de maneiras que não imaginaram até agora.
Há ainda outros exercícios que pode tentar fazer, cumulativamente com esse. Tipo mestrar sem sistema, mestrar pra um só... e assim por diante... claro, um bom mestre conseguirá fazer tudo isso sem problemas. Mas, aos mestres que não conseguem fazer isso... não são inferiores, de maneira nenhuma. Digamos só que nunca treinaram essa atividade, e são especializados em outros estilos. Claro, digo que um bom mestre consegue fazer todos os estilos, que adaptará as preferências de seus Jogadores. Mas, isso é raro. Afinal, ser bom em todos os estilos é como um músico ser bom em todos os estilos. Muito, muito difícil. Mas não impossível.
Os estilos que um Mestre pode jogar serão sempre seu fator limitante. Eu mesmo tenho alguns estilos que não consigo mestrar muito bem. Mas, não desanime, se você sofre dessa fraqueza como eu...
Você pode treinar. Só lamente se não conseguir treinar devido a falta de Jogadores... aí é osso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário